Sindicato dos Comerciários de Juazeiro e Região orienta associados a seguirem as recomendações do Ministério da Saúde no combate ao Coronavírus

O Sindicato dos Comerciários de Juazeiro e Região (Sindcom) orienta os associados da entidade e a população a seguir as recomendações para conter a propagação da pandemia do novo coronavirus (Covid-19), que já vitimou milhares de pessoas em todo o mundo. Como o contágio do Coronavírus (Covid-19) ocorre por meio de gotículas de saliva, toque ou aperto de mãos, toque em objetos ou superfícies contaminadas, espirro, tosse e catarro, é fundamental lavar bem as mãos com água e sabão e manter alguns cuidados preventivos.
Confira:
– Lave as mãos com frequência, com água e sabão ou então higienize com álcool em gel 70%;
– Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos;
– Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas e fique em casa até melhorar;
– Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado;
– Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.
Evite aglomerações e mantenha os ambientes ventilados.
Os principais sintomas do Coronavírus (Covid-19) são semelhantes aos de uma gripe. Geralmente ele causa doença leve a moderada, mas em alguns casos podem ficar graves. São eles: febre, tosse e dificuldade para respirar.  A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo (cerca de 2 metros).  Devido a ampla disseminação de Fake News, foi orientado pelo Ministério da Saúde também que a população a procure o canal Saúde sem Fake News, no endereço saude.gov.br/fakenews para tirar dúvidas,  ou enviar uma mensagem para o WhatsApp: (61) 99289-4640. A infecção por coronavírus (Covid-19) é uma doença de baixa letalidade. Dados da OMS mostram que 80% dos casos são leves. A maior preocupação é quando a doença atinge idosos ou pessoas com doenças crônicas. Informação e lavar as mãos com sabão são as melhores prevenções!  Para mais informações acesse: saude.gov.br/coronavirus ou ligue 136. Em Juazeiro, As unidades básicas de saúde são conhecidas como a porta de entrada dos sistemas de saúde, ou seja, o atendimento inicial e o primeiro nível de atenção. Nelas são oferecidas desde a promoção da saúde e prevenção até o tratamento de doenças agudas e infecciosas, bem como controle de doenças crônicas, cuidados paliativos e reabilitação. Os postos de saúde funcionam das 8h às 17h, na sede e no interior das 8h às 13h.  As pessoas com quadro mais grave são direcionadas para hospital ou UPA com os quadros gripais em desconforto respiratório e febre alta.
Ascom  Sindcom