Lula pode vencer no 1º turno e ganha de todos se tiver 2º turno, diz PoderData

O ex-presidente Lula (PT) mantém a liderança na corrida eleitoral ao Palácio do Planalto este ano, com 42% das intenções de voto, e pode se eleger no 1º turno, de acordo com pesquisa PoderData divulgada nesta quinta-feira (20), à noite. Se tiver 2º turno, Lula ganha de todos os adversários.

O segundo colocado é o presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem 28% das intenções de voto; seguido pelo ex-juiz Sérgio Moro (Podemos), declarado suspeito e parcial pelo Supremo Tribunal Federal (STF), com 8%. Ciro Gomes (PDT), ex-governador do Ceará, tem 3% e é o quarto colocado. João Doria (PSDB), governador de São Paulo, tem 2% – mesmo percentual obtido por André Janones (Avante). Os senadores Alessandro Vieira (Cidadania) e Simone Tebet (MDB) obtiveram 1% cada um. A soma de todos os adversários é 45%.

Para vencer no 1º turno, basta Lula ter a maioria dos votos válidos, ou seja, ter mais votos do que todos os adversários, juntos. A soma de adversários é 45%, mas como a margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, é possível, segundo a área técnica do PoderData, que Lula vença no 1º turno.

Nordestinos, mulheres e jovens estão com Lula

Segundo o levantamento, Lula vence com larga margem no Nordeste, Sudeste e Sul e também entre mulheres e em todas as faixas de renda e de escolaridade. Bolsonaro só vence no Norte (46% x 37% de do ex-presidente).

Nos nove estados do Nordeste, 57% declararam intenção de voto em Lula.

Na região Norte, Bolsonaro alcança 46% das intenções de voto.

No Centro Oeste os dois principais candidatos estão empatados ( 36% x 35%).

Entre as mulheres, o petista teria 48% contra apenas 17% do atual presidente.

No recorte por faixa etária, 48% dos entrevistados com idades entre 25 a 44 anos votarão em Lula. Bolsonaro alcança 33% entre os que têm mais de 60 anos.

Na análise por faixa de renda, Lula tem 46% e ganharia no 1º turno no grupo dos desempregados ou que não têm renda fixa.

Segundo turno

Em simulações de 2º turno, o PoderData mostra que  Lula vence todos os candidatos por margem mínima de 22 pontos percentuais (Lula, 54% x 32% Bolsonaro) e máxima de 32 pontos – Lula, 48% e Doria 16%.

Metodologia da pesquisa

A pesquisa foi realizada em parceria entre o site Poder360 e o Grupo Bandeirantes.

Os dados foram coletados por entrevistas telefônicas entre os dias 16 e 18 de janeiro de 2022.

Foram contabilizadas 3.000 entrevistas em 511 municípios de todos as unidades da federação.

A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR-02137/2022.

Fonte: CUT Brasil