Sindicato dos Comerciários de Juazeiro participará 4º Congresso da FEC Bahia em Salvador

Com o tema “Organizar a luta, defender a democracia e reconstruir os direitos da classe trabalhadora”, a Federação dos Comerciários da Bahia (FEC Bahia) realiza o seu 4º Congresso Estadual. O evento acontecerá nos dias 28 e 29 de janeiro (sexta e sábado), no Teatro Dias Gomes, localizado no Sindicato dos Comerciários, em Salvador.

Segundo o presidente da entidade, Reginaldo Oliveira, que é dirigente do sindicato de Salvador, o congresso acontece em um momento difícil para a classe trabalhadora. “Estamos ainda sob os efeitos da pandemia do novo coronavírus, o descalabro do governo Bolsonaro, que não tem uma política de desenvolvimento para o Brasil. Ele aprofundou a reforma trabalhista iniciada pelo governo Temer, em 2017. É nesse cenário que o movimento sindical é chamado a se organizar para vencer os grandes desafios”, afirma.

Presidenta do SintraSuper e da CTB Bahia, Rosa de Souza destaca que os debates abordarão a expectativa das eleições de outubro, as transformações dentro das empresas e os impactos da retirada de vários direitos trabalhistas. “Enfrentando dificuldades pelas medidas impostas, os sindicatos esboçam resistência e atuam para mobilizar, conscientizar e organizar suas categorias”, enfatiza.

Para o presidente do Sindicato dos Comerciários de Juazeiro, Fábio Cesar, é grande o desafio de enfrentar desemprego, informalidade e a precarização do trabalho no Brasil atual. “O movimento sindical atua em um cenário de desmonte do trabalho e da proteção das leis trabalhistas, e da perda de conquistas históricas. Enfrentamos uma onda conservadora e neofacista. Mas, é nesse quadro adverso que os sindicatos ganham importância para mudar essa realidade”, destaca.

Anfitrião do encontro, o presidente do Sindicato dos Comerciários de Salvador, Renato Ezequiel, lembra que o congresso tratará ainda da organização da categoria comerciária no estado, da estruturação dos sindicatos na crise, além de definir um plano de lutas e eleger a nova direção da entidade. O 4º Congresso da FEC Bahia também será transmitido pelo ZOOM e seguirá todos os protocolos de segurança e prevenção da Covid-19.

Com informações da FEC Bahia