Mulheres sindicalistas pedem à Alesp cassação do deputado Arthur do Val

Carta aberta de repúdio ao deputado Artur do Val (Podemos-SP)

O Fórum Nacional de Mulheres Trabalhadoras das Centrais Sindicais, composto pelas centrais CSB, CTB, CUT, Força Sindical, Nova Central e UGT, vem a público manifestar seu mais veemente repúdio ao deputado estadual paulista, Artur do Val “Mamãe Falei” (Podemos/SP), partido que também é composto pelo ex-juiz Sergio Moro, então pré-candidato à Presidência da República, ao referir-se às mulheres ucranianas que passam neste momento por uma guerra. Com suas falas e ações misóginas – “são fáceis porque são pobres”, o tal parlamentar potencializa a violência pela qual estas mulheres estão sendo vítimas neste momento.

Sabemos que em momentos de guerra, mulheres e crianças são as mais vulneráveis as mais diversas formas de violência, inclusive de estupros. Um homem de caráter, jamais usaria palavras te tamanha ofensa contra uma mulher, o que não é o caso, pois sabe-se que o tal parlamentar é um machista, misógino e com total falta de caráter e humanidade.  A Agressão contra as mulheres Ucranianas e a tentativa de objetificação de seus corpos, é uma ofensa a todas as mulheres.

Esse fato lamentável veio à tona no mesmo dia em que o Ministro das relações exteriores da Ucrânia denunciou o estrupo de mulheres ucranianas por soldados Russos.

É com o sentimento de indignação contra as falas machistas e misóginas do tal parlamentar e com profunda solidariedade as mulheres Ucranianas, que nós mulheres dirigentes das centrais sindicais, exigimos que a ALESP, casse o mandato do referido deputado e que o mesmo seja punido nos termos da lei por incentivo ao estupro.  Não é aceitável que “homens” como ele faça parte da vida pública com mandato que lhe dê imunidade para o exercício de ações e atitudes que potencializam a violência pela qual mulheres e meninas desse país são vítimas cotidianamente.

A maioria das mulheres trabalhadoras e população pobre, hoje, já se encontra em extrema vulnerabilidade, seja causada pela fome ou pelas antipolíticas aplicadas pelos governos Federal, Estadual e municipal. Não podemos aceitar que usem da miséria imposta a nós mulheres para tirar-nos a própria dignidade. Não a violência contra as mulheres, seja aqui ou na Ucrânia.

Exigimos RESPEITO!! Imediata CASSAÇÃO de ARTUR DO VAL “Mamãe falei”

São Paulo, 07 de março de 2022.

FORUM NACIONAL DAS MULHERES TRABALHADORAS DAS CENTRAIS SINDICAIS – FNMT:

CSB – Antonieta de Cassia Dorledo, Secretária Nacional de Mulheres

CTB – Celina Arêas, Secretária Nacional da Mulher Trabalhadora