Você sabe o que são doenças ocupacionais?

A doença ocupacional é aquela que é adquirida em decorrência de algum evento que acontece no trabalho, por causa das atividades do empregado.

As doenças ocupacionais podem ser divididas em doenças profissionais e doenças do trabalho:

➡️Doenças profissionais: são provocadas pela atividade individual de cada profissional, causadas pelos riscos que a profissão oferece. Ex.: um funcionário que passa o dia carregando caixas e desenvolve problemas nos antebraços por conta disso.

➡️Doenças do trabalho: não possuem relação com a função exercida pelo trabalhador, mas com as condições de trabalho às quais ele é exposto. Ex.: um funcionário de uma fábrica barulhenta que desenvolve surdez por conta do ambiente.

Nem toda doença pode ser considerada ocupacional, como doenças degenerativas, ligadas ao grupo etária, ou endêmicas. As principais doenças ocupacionais podem ser a chamada Lesão por Esforço Repetitivo (LER), a Asma Ocupacional, e Distúrbios Osteomusculares (DORT). Por isso, é importante entender cada caso e o ambiente de trabalho do funcionário.

O indivíduo que sofrer de alguma doença ocupacional tem o direito de ter as suas despesas médicas pagas pela empresa, e em alguns casos cabe indenização por danos morais e até mesmo pagamento de pensão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *