Aprenda a consultar o PIS usando o seu CPF

O Programa de Integração Social (PIS) é uma contribuição tributária, onde as empresas depositam todos os meses uma contribuição no Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). O programa é vinculado ao Ministério do Trabalho (MT) que paga o abono salarial, distribuído anualmente ao empregado cadastrado no PIS por pelo menos 5 anos e que trabalhou de carteira assinada ao menos 30 dias.

Quem tem direito ao PIS?

Portanto, para receber o abono salarial o trabalhador deve cumprir os seguintes requisitos:

• Ter cadastro no PIS por pelo menos cinco anos no ano-base;
  • Ter recebido até dois salários mínimos ao mês no ano-base;
  • Ter trabalhado com carteira assinada ao menos 30 dias (consecutivos ou não) no ano-base;
  • Estar com cadastro atualizado pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Como consultar o PIS?

Caixa Econômica Federal, que é responsável pelo pagamento do benefício, liberou a consulta do abono por meio do CPF. Dessa forma, o trabalhador poderá consultar o PIS através dos seguintes meios:

• Portal GOV.BR;
  • Agências da Caixa Econômica Federal;
  • Central Alô Trabalhador, no telefone 158;
  • Aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (disponível para Android e iOS);
  • Aplicativo Caixa Trabalhador (disponível para Android e iOS);
  • Aplicativo Caixa Tem (disponível para Android e iOS);
  • Site da Caixa Econômica Federal.

Como consultar o Pasep?

Os servidores públicos podem realizar a consulta do Pasep com o CPF ou o número de inscrição no Pasep, que pode ser encontrada na Carteira de Trabalho do servidor. E os meios para consulta são:

• Site do Banco do Brasil;
  • Central de Atendimento do Banco do Brasil, no telefone  4004-0001 ou 0800 0729 0001;
  • Central Alô Trabalhador, no telefone 158.

Qual o valor do PIS/Pasep?

O valor do PIS/Pasep varia de R$ 101,00 e R$ 1.212,00, proporcional a quantidade de meses que o indivíduo trabalhou no decorrer do ano-base.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com