FEC PREPARA LUTAS
Avaliação do cenário político, fim da escala 6×1 e os congressos estadual e nacional da CTB foram o centro dos debates na reunião da FEC Bahia, realizada nesta quarta-feira (14), no Espaço Cultural dos Comerciários de Salvador e, também, pela plataforma ZOOM. O encontro contou com a presença de vários dirigentes da capital e do interior, além da intervenção especial do presidente do Sindicatos dos Comerciários do Rio de Janeiro, Márcio Ayer, por videoconferência.
“Precisamos ajustar nossa ação política nesse momento em que o debate pelo fim da escala 6×1 se amplia na sociedade. É importante unificarmos nossas posições, definir ações no comércio da Bahia e reforçar as próximas manifestações que acontecerão no Brasil”, afirmou Jairo Araújo, presidente da FEC Bahia.
Convidado para atualizar o processo de luta pelo fim da escala 6×1, Márcio Ayer destacou que o debate precisa ser reforçado no Congresso Nacional. “É necessário pressionar o Senado e a Câmara Federal para destravar a PEC 8/25, da deputada federal Erika Hilton [que tem a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) como coautora]. O que está mais avançado em tramitação é a PEC 148/2015, do senador Paulo Paim (PT-RS), que estabelece a redução da jornada semanal para 36 horas, sem diminuição de salários”, disse.
O sindicalista lembrou que a CTB estará debatendo o tema em seus congressos estaduais e no seu congresso nacional, no mês de agosto. “Temos vários desafios, como desenvolver atos e debates em todas as cidades, além de fortalecer as atividades do plebiscito popular sobre a escala. É um momento oportuno para os sindicatos mobilizarem as categorias e o povo, para ajudar a pressionar deputados e senadores”, enfatizou Ayer.
CONGRESSOS DA CTB
Sobre a escala 6×1, a presidenta da CTB Bahia, Rosa de Souza, destacou que as centrais preparam novas manifestações e falou sobre os preparativos dos congressos da Central. “O estadual acontecerá no mesmo local do congresso nacional, no Senai Cimatec, em Salvador, dias 5 e 6 de agosto, antes do nacional, que será de 6 a 9. O tema é ‘Unidade e luta para transformar o Brasil’, diante desse cenário do governo Lula enfrentando um Congresso conservador. Estamos cuidando da estrutura, hospedagem e alimentação. Em breve, daremos outras orientações aos sindicatos sobre as delegações”, pontuou.
DEBATES E AÇÕES
Ao final, falaram sobre o tema Renato Ezequiel, Jaelson Dourado e Reginaldo Oliveira (Salvador); Antônio (Itaberaba, que também é vereador na cidade); Amanda Santos (Itabuna); Taína de Jesus e Antônio Suzart (SintraSuper Salvador); Alfredo Souza (Nossa Senhora do Socorro-SE); Fábio Cesar (Juazeiro); Edvaldo Rodrigues (Itaberaba); Agnaldo Santos (Castro Alves); Diogo Araújo (Serrinha); e o assessor da FEC Hilário Leal.
Todos destacaram a importância de se ampliar o debate e desenvolver atividades na categoria comerciária sobre o fim da escala 6×1. Ao final, a reunião apontou ações que a FEC Bahia e os sindicatos devem organizar:
>> Garantir boa presença comerciária e plenárias nossas nos congressos estadual e nacional da CTB;
>> Produzir um material sobre o fim da escala 6×1 e realizar manifestações no comércio, com possibilidade de um dia estadual de luta;
>> Desenvolver, também, a luta contra a pejotização (empresas contratando trabalhador como Pessoa Jurídica no comércio;
>> Debater o uso da IA (Inteligência Artificial) na luta sindical;
>> Reforçar as ações do Plebiscito Popular sobre a escala 6×1.