Bahia em choque com a conta de luz 21,35% mais cara

A tarifa extra caiu, mas a conta de luz subiu. Isso porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou novas tarifas para o serviço de fornecimento de eletricidade. O reajuste será valido a partir da próxima sexta (22). Mais um choque no consumidor residencial na Bahia, que vai pagar contas cerca de 21,35% mais caras.

Segundo a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), o reajuste vai afetar mais de 6,3 milhões de clientes. A nova taxa definida pela Aneel foi de 21,13%, porém, clientes residenciais, que são os de baixa tensão, terão maior aumento.

Para os clientes de alta tensão, como indústrias e comércios de médio e grande porte, as contas estarão 20,54% mais caras. A Coelba destacou ainda que, de todo o percentual do reajuste, 6,01% são referentes à companhia.

De acordo com a Aneel, a medida foi tomada a partir dos custos com a geração de energia, além de encargos de segurança energética. A escassez hídrica registrada em 2021 reduziu o nível de água nos reservatórios, o que causou a necessidade de acionar usinas termoelétricas de reserva, que têm maior custo de operação.

Fonte: Comerciários de Salvador, com informações da Rádio Sociedade Online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *