Sem dinheiro esquecido em bancos? Você pode ter saldo no PIS; Consulte

Banco Central (BC) informou que mais de 66 milhões de pessoas físicas e jurídicas realizaram a consulta de valores esquecidos de instituições financeiras. Segundo o órgão, 13.465.002 (20,4%) deles contam com saldo a receber.

Desse total, 12.20.85 são recursos de pessoas físicas e 88.612 saldos de empresas. Isso significa que oito em cada dez consultas feitas no Sistema Valores a Receber (SVR) não resultam em saque de dinheiro esquecido.

Quem não teve saldo a receber poderá consultar mais uma vez a partir do dia 2 de maio, quando uma nova fase será aberta. Mas até lá, o cidadão também pode conferir se possui dinheiro esquecido, desta vez por meio das cotas do fundo PIS/Pasep.

Dinheiro esquecido do PIS/Pasep

Trabalhadores que aturam com carteira assinada entre os anoso de 1971 e 1988 podem ter dinheiro esquecido nas cotas do fundo PIS/Pasep. Liberadas desde 2019, o montante retesado chega a R$ 23 bilhões.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, cerca de 10,6 milhões de pessoas são elegíveis para o saque dos valores esquecidos do abono salarial. Caso o trabalhador ou herdeiro (em caso de falecimento do titular) não saque os valores até 2025, o dinheiro retorna para os cofres da União.

Como consultar o abono esquecido

A consulta às cotas do PIS pode ser feita por meio do site ou aplicativo oficial do FGTS, além de outras opções, como o Internet Banking ou agências Caixa.

Sobre o saque, ele pode ser feito em terminais de autoatendimento, porém, apenas quantias de, no máximo, R$ 3 mil. Valores acima apenas diretamente no atendimento das agências do banco.

Fonte: Edital Concursos Brasil