Os impactos da reforma trabalhista nas negociações coletivas

Como é de conhecimento de todos, a reforma trabalhista entrou em vigor no dia 11 de novembro de 2017 e trouxe várias incertezas para o mundo do trabalho, deixando um emaranhado de dúvidas em todos os setores da economia inclusive nos setores pessoais.

A reforma vem tomando corpo e a cada dia traz novas aflições para os trabalhadores. O subemprego está crescendo junto com a retirada de direitos e a terceirização que avança em todos os setores econômicos. Este ano sofremos muito na mesa de negociação devido as mudanças impostas pela reforma, no qual evidenciou de forma clara, a tentativa dos patrões na retirada de direitos e o enfraquecimento das entidades sindicais. Diante disso, necessitamos da força do trabalhador em prol do fortalecimento das entidades de classe que defendem seus direitos.

A tendência é que no próximo ano as negociações se tornem ainda mais difíceis, já que a legislação atual não protege em nada a classe trabalhadora deixando-a refém do querer dos empregadores. Por isso é muito importante entender que o sindicato é a categoria e ela precisa responder ao chamado. Nesse momento, precisamos nos unir e fortalecer a nossa categoria!