Ano começa com boas notícias sobre emprego

As medidas para a retomada do desenvolvimento impactam positivamente no mercado de trabalho. Bom para os brasileiros, principalmente os que buscam emprego. A taxa de desemprego encerrou o trimestre até novembro em 7,5%, queda de 0,3% ante os três meses encerrados em agosto. Em agosto de 2022 era de 8,1%.

Em números, 100,5 milhões de pessoas estão ocupadas. Os desempregados eram 8,2 milhões de brasileiros. Menor contingente desde o trimestre encerrado em abril de 2015, quando o país tinha a 8,15 milhões cidadãos a procura de trabalho.

No trimestre encerrado em novembro, 853 mil pessoas conseguiram emprego. Dessas, 515 mil foram contratadas com carteira assinada, aponta a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Rendimento
A Pnad ainda mostrou que o rendimento médio real do trabalhador chegou a R$ 3.034,00. Aumento de 2,3% no trimestre. Em relação ao ano passado, a alta foi de 3,8%.