SINDCOM Juazeiro aprova iniciativa da reabertura do comércio e pede que a categoria respeite todas as medidas preventivas do covid-19

Ascom SINDCOM JUAZEIRO
Nesta quinta-feira (28), o prefeito de Juazeiro Paulo Bomfim reuniu com diversos representantes do comércio e anunciou o plano de reabertura gradual das atividades comerciais e de serviços a partir de 1° de junho. As medidas preventivas permanecem, como a limitação no número de pessoas em cada estabelecimento, distanciamento em filas, etc. Será exigido o uso de máscaras por funcionários e clientes, além da disponibilização de álcool em gel em todos os tipos de empreendimentos.
Na primeira fase será no dia 1º de junho, e contempla lojas em geral, óticas, suplementos, produtos naturais e outros estabelecimentos de áreas não essenciais, das 8h às 18h, de segunda a sexta. Sábados, domingos e feriados não está permitida a abertura de serviços não essenciais.
A segunda fase será no dia 15 de Junho, com abertura das Feiras, mercados, salões de beleza e barbearias, funcionarão no horário comercial convencional. Shoppings abrirão de 12h às 20h e galerias no horário comercial.
Dia 29 de Junho é a terceira fase e Academias, restaurantes, bares e lanchonetes funcionarão nos horários comerciais.  Bares e restaurantes deverão funcionar com, no máximo, 30% da ocupação de mesas e cadeiras, controlando o distanciamento mínimo de 2 metros entre as mesas.  As academias deverão funcionar fazendo o controle de temperatura no acesso, apenas 30% de ocupação da sua capacidade, higienização permanente dos equipamentos, exigência do uso de máscaras e luvas pelos profissionais e frequentadores.
Permanece proibida a aglomeração de pessoas em praças, e parques, além de eventos públicos ou particulares e não pode funcionar Casas noturnas, boates e similares; Teatros, cinemas e demais casas de evento;  Clubes, associações recreativas e afins, áreas comuns, playground, complexos de lazer, pista de skate e complexos esportivos;  Aulas presenciais.
O presidente do Sindicato dos Comerciários, Fábio Cezar destacou a importância de reabrir o comércio da cidade e pede que todos sejam rígidos com as medidas preventivas. “É um passo muito importante com a reabertura do comércio e serviços, porém é de suma importância a prevenção e o cuidado a saúde. Pedimos a todas as empresas que sigam as normativas e aos funcionários que sejam vigilantes. A saúde do trabalhador é a nossa prioridade e pedimos que todos cuidem dela como de fato o bem maior que temos. Voltem as rotinas de trabalho com todo cuidado, respeitando o coletivo”, disse.
Todas as lojas e empreendimentos comerciais dos diversos segmentos deverão autorizar a permanência de, no máximo, um cliente para cada 12,5 metros quadrados do imóvel e adotar medidas de higiene e proteção como: Aferição da temperatura na entrada das lojas. Exigência do uso de máscara para todos os clientes e funcionários. Demarcação de posicionamento das pessoas nas filas, com distância mínima de 2 metros entre elas. Proibição de consumo de produtos no interior dos estabelecimentos. Fornecimento de álcool em gel para clientes e funcionários.