Consulta ao 2º lote de restituição do IR 2022 é liberada; veja como fazer

O pagamento vai ser feito em 30 de junho a 4,2 milhões de contribuintes; veja como saber se vai receber neste lote

A Receita Federal liberou nesta quinta-feira (23) a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2022, uma semana antes do prazo para o depósito na conta do contribuinte, que será feito no dia 30 de junho. Neste lote, o fisco vai pagar R$ 6,3 bilhões, assim como ocorreu no primeiro lote pago em 31 de maio.

O pagamento vai ser feito a 4.250.448 contribuintes. Vão receber neste lote 87.401 idosos acima de 80 anos, 675.495 com idade entre 60 e 79 anos, 48.913 pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 661.831 cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Foram contemplados ainda 2.776.808 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 19 de março.

Caiu na malha fina? – Como saber se caí na malha fina e como sair dela

Para consultar se vai receber a restituição do Imposto de Renda neste segundo lote, o contribuinte deve ir ao site Meu Imposto de Renda e na lista de serviços clicar em “Consultar a Restituição”. Para a consulta simples, basta acessar este link (clique aqui para consultar sua restituição) e informar o CPF, ano da declaração (2022) e a data de nascimento.

Se quiser informações mais detalhadas, basta ir ao portal e-Cac. Lá será possível saber o status de sua declaração e ainda descobrir se ficou alguma pendência ou divergência e se sua declaração caiu na ‘malha fina’. No e-Cac ainda é possível fazer a retificação de eventuais erros encontrados em sua declaração. Para acessar é preciso CPF, código de acesso (que você mesmo tem de gerar) e senha.

Se o status da declaração aparecer com os dizeres “em fila para restituição”, significa que é só esperar os próximos lotes para saber quando vai receber.

Contribuinte pode consultar se vai receber a restituição no primeiro lote no site da Receita Federal — Foto: Reprodução / Receita Federal
Com número de declarantes recorde em 2022 – a Receita recebeu 36,3 milhões de declarações até o fim do prazo (36.322.912, precisamente) -, o fisco deverá pagar a restituição a 61% dos contribuintes (22,1 milhões de pessoas) até o fim do calendário de restituição que você vê completo abaixo.

Calendário de Restitução do Imposto de Renda 2022
1º lote de restituição – 31 de maio – pago
2º lote – 30 de junho
3º lote – 29 de julho
4º lote – 31 de agosto
5º lote – 30 de setembro

Quem recebe a restituição primeiro?
Recebem a restituição primeiro as pessoas que têm prioridade legal: contribuintes idosos acima de 60, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério. Depois das prioridades, as restituições são pagas de acordo com a data de envio da declaração. Quanto mais cedo entregar, mais cedo o contribuinte pode receber.

O calendário de restituição do Imposto de Renda 2022 prevê o pagamento em cinco lotes, de maio a setembro. O segundo lote será pago em 30 de junho; o terceiro, em 29 de julho; o quarto, em 31 de agosto, e o último em 30 de setembro.

Fonte: Valor Investe